home Saúde ALIMENTOS PARA FORTALECER OS OSSOS – DICAS

ALIMENTOS PARA FORTALECER OS OSSOS – DICAS

Resultado de imagem para Alimentos para Fortalecer os OssosALIMENTOS PARA FORTALECER OS OSSOS – DICAS – Esta em especial, sendo  uma busca constante de milhões de pessoas em várias partes do mundo, e vale lembrar que a solução é bem simples através de uma simples dieta alimentar diária. Basta apenas nos policiarmos na maneira de se alimentar corretamente, acrescentando algo mais no nosso dia dia, e com certeza teremos ossos saudável para a vida inteira.

Ao longo dos anos para muitas pessoas, o peso já começa a apresentar vários problemas, podemos destacar a temida Osteoporose uma doença ligada diretamente ao nosso ossos, esta doença é muito comum para muitas pessoas acima dos 60 anos.

Afetando principalmente as mulheres, mas já há relatos de diagnósticos, também em muitos homens, e com certeza para evitarmos estes e outros malefícios, que nossos ossos possam contrair, nada melhor que acrescentarmos uma dieta balanceada e rica para que possamos ter mais saúde e ossos saudável. Acompanhe abaixo algumas boas dicas de como aplicarmos uma boa alimentação neste seguimento.

Alimentos para Fortalecer os Ossos

Cobre

1 concha de lentilha cozida (100 g ) + 1 pires (chá) de cogumelo shitake (100g) + 1 barra pequena de chocolate meio amargo (50 g)Influencia na formação do osso e é essencial para as ligações do colágeno ósseo. O colágeno é parte fundamental da estrutura óssea, pois é nas suas fibras que o cálcio se depositará. Se o colágeno não tiver uma estrutura forte, o osso se quebrará com facilidade.Quantidade diária: 0,9 mg para homens e mulheres acima dos 30 anos. Consumo diário acima de 10 mg é desaconselhável.Outras fontes importantes: fígado de boi, semente de girassol, frutos do mar, amendoim e castanha de caju.

Magnésio

1 pires de chá (100 g) de espinafre cozido + 6 unidades de amêndoas + 1 batata assada e com casca (100 g) + 5 camarões médios cozidos (100 g)60% do magnésio em nosso organismo é resultado da combinação entre cálcio e fósforo. A função é aumentar a qualidade óssea. Sua deficiência pode interferir no processamento do cálcio.Quantidade diária: 420 mg para homens e 320 mg para mulheres acima dos 30 anos de idade. Consumo diário superior a 450 mg é desaconselhável.Outras fontes importantes: folhas e vegetais verde-escuro; batata, sementes, grãos integrais e nozes. Pequenas quantidades são encontradas em bananas, uvas-passas e camarão.

publicidade

Cálcio

1 copo de leite desnatado (200 ml) + 1 fatia de ricota (30 g) + 1 pote de iogurte natural (200 ml) + 1 pires (chá) de brócolis refogado (100 g)Necessário para a saúde dos ossos, dentes e funções apropriadas do coração, músculos e nervos. O corpo não produz cálcio, por isso absorve o mineral dos alimentos.Quantidade diária: varia de 210 mg a 1.500 mg diárias, conforme a faixa etária.Outras fontes importantes: folhas e vegetais verde-escuro, tofu (queijo feito de soja) e amêndoas.

Zinco

1 bife pequeno (100 g) de carne vermelha assada + 50 g de castanha de caju sem sal + 1 concha de feijão branco (100 g) + 6 amêndoas coopera na produção de enzimas que participam na formação do osso.Quantidade diária: 11 mg para homens acima dos 19 anos e 8 mg para jovens e mulheres acima dos 19 anos. Consumo diário superior a 40 mg é desaconselhável.Outras fontes importantes: ostra, caranguejo, frango, grãos integrais e nozes.

Manganês – 50 g de amendoim torrado sem sal + 2 fatias de abacaxi (100 g) Importante para a formação da resistência óssea.Quantidade diária: 2,3 mg para homens e 1,8 mg para mulheres acima dos 19 anos de idade. Consumo diário superior a 11 mg é desaconselhável.Outras fontes importantes: nozes, arroz integral, chá-verde e aveia.

Receita para Fortalecer os Ossos

Uma boa receita de salada para quem precisa fortalecer os ossos é a salada com folhas de caruru, ameixa e ovo cozido. Esta receita contém uma boa dose de cálcio, vitamina D e proteínas, sendo uma refeição equilibrada, ideal para os dias mais quentes do ano.

Ingredientes

Folhas de alface

Folhas de caruru ou folhas de espinafre

Brócolis (pouco cozido)

1 ameixa seca picadinha

2 ovos cozidos

Ervas aromáticas para temperar

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa saladeira e temperar com ervas aromáticas, como orégano, manjericão e tomilho, por exemplo, ou temperar com uma mistura de azeite de oliva e gotinhas de limão.

Vídeo sobre Alimentos para Fortalecer os Ossos 

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *