home Dicas BATERIA COM LIMÃO – COMO FAZER

BATERIA COM LIMÃO – COMO FAZER

Bateria Com Limão
Bateria Com Limão

BATERIA COM LIMÃO – COMO FAZER – Hoje em dia sem a eletricidade não somos ninguém, muitas pessoas precisam de bateria no seu dia a dia para usar em diferentes funções, mas nem todos sabem que podemos fazer uma improvisação usando limão isso mesmo?

Todas as pilhas baseiam-se nesse mesmo princípio de funcionamento. Pensando nesses termos é possível produzir uma bateria utilizando limão, ele possui no seu interior soluções com cátions e ânions, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas, respectivamente, e que podem sofrer migrações se estabelecida uma conexão, gerando corrente elétrica. Além de ser fácil de fazer deve ser  útil para compreender o mecanismo que está na base da produção de eletricidade.

Matérias Necessários

Um limão

Chapa de zinco

publicidade

Folha de cobre

Dois fios com garras jacaré

Um termômetro ou relógio LCD / verificador para medir a tensão

Passo a Passo

1. Separe as duas pequenas placas (uma de zinco, outro de cobre) em um revendedor de metal ou um artesão que trabalha esses metais (talvez você terá que nos dar alguns cortes).

2. Enfiamos os dois terminais, respectivamente, para a placa de zinco e de cobre. Evitamos reunir as bordas.

3. Esmague um limao, rolando-o sobre uma mesa: isso vai quebrar os sacos dentro do ácido cítrico. O suco de limão é, de facto, um líquido ácido, mas você também pode usar outros sucos de frutas ou vegetais, que são ricos em íons e, portanto, bons condutores elétricos.

4. Que empurrou as duas lâminas no interior do limão, a uma distância mútua de 2 cm (e, em qualquer caso, evitar que eles se tocam).

5. Inserimos os dois cabos no testador e vamos ver que ele vai medir a tensão produzida pelo circuito. Ele será de aproximadamente 2 volts.

6. Como a tensão é muito baixa, se queremos experimentar a produção de eletricidade em algo que está funcionando, vamos ter que usar um termômetro ou um relógio com visor LCD, como o de absorção de energia, sendo muito baixa, ele entraria em colapso imediatamente tensão para zero.

7. Será que, em seguida, as baterias do relógio ou termômetro, e vamos colocar os fios no lugar da bateria: o display irá retornar ao trabalho. Podemos usar estes objetos no lugar do medidor, para mostrar que a bateria no limão produz eletricidade.

8. O comprimento dessa pilha é curto o suficiente: depois de um pouco de tensão vai diminuir até ao seu esgotamento.

9. O funcionamento desta pilha é baseada no facto de que os átomos de cobre para a folha de si os elétrons com uma energia mais elevada em comparação com os átomos da folha de zinco. Se as extremidades dos dois metais são imersas numa solução condutora e externamente ligada através de um fio de metal, haverá uma transmissão de elétrons que vai alimentar o circuito de cargas elétricas.

10. A solução condutora pode ser qualquer eletrólito, e, em seguida, uma solução aquosa de um sal de uma base ou de um ácido.

Avisos

Tenha sempre cuidado ao trabalhar com eletricidade.

A força de uma única célula não é muito forte. Serão necessárias algumas unidas para acender uma lâmpada (duas ou mais células fazem uma bateria).

Vídeo de Como Fazer Bateria de Limão

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *