home Dicas BORDADO PONTO – CRUZ – PASSO A PASSO

BORDADO PONTO – CRUZ – PASSO A PASSO

Bordado Ponto-Cruz
Bordado Ponto – Cruz

BORDADO PONTO – CRUZ – PASSO A PASSO – Uma técnica bem simples, tipos de bordados muito conhecidos, um dos líderes no seguimento sendo o Ponto – Cruz. Ele está presente em inúmeros trabalhos artesanais, desde os mais variados tipos de toalhas, até em alguns modelos de roupas, tapetes e outros que possa ser aplicados através da sua imaginação.

OS BORDADOS SEMPRE EM ALTA NO MERCADO, VALE A PENA INVESTIR NESTE TIPO DE TRABALHO

Os trabalhos feitos a ponto cruz, sempre sendo os mesmos muito valorizados, geralmente exigem uma maior concentração e criatividade de quem borda, com este tipo de ponto. Apesar de não ser um ponto muito difícil de ser aplicado. Os pontos, como o nome sugere,  em formatos de X e são organizados de acordo com o desenho, ou anagrama que se quer chegar. Um tipo de artesanato com uma enorme aceitação no mercado. Para quem esta em busca de alguma atividade em casa, para ganhar um dinheiro, com certeza esta sendo uma ótima opção. Abaixo vamos destacar algumas boas dicas e o passo a passo de como aplicar este tipo de ponto ao seu trabalho

Materiais Necessários

Linha para ponto cruz, recomendo as marcas Anchor ou DMC

                                                                 Tecido de etamine

Agulha sem ponta para bordar

Tesoura

Como Fazer o Bordado Ponto-Cruz

1. Para o bordado ficar com uma boa aparência, é necessário usar uma quantidade boa de linha. A linha não pode ser grossa, nem fina demais (no caso de linhas como a Anchor, mostrada na foto anterior).

2. Ela é composta por 6 fios finos, o recomendado é separar de 2 em 2 para obter um bom trabalho. No caso de linhas que vem em rolos, o próprio fio já é suficiente, sem precisar dobrá-lo

3. Para começar o ponto, passe a linha por alguns pontos to tecido, como preferir, apenas para a linha se fixar de vez no pano. Passe a agulha em sentido vertical, fazendo com que a linha fique presa em sentido diagonal.

4. Quando completar uma carreira e decidir partir para a próxima fazendo o último ponto completando o “X”, é só passar a agulha pelos buraquinhos do tecido para que ela alcance os buraquinhos da carreira de cima, ou de baixo.

5. Na imagem, a parte das “Costas” é como o bordado deve ficar quando se vira o tecido ao avesso. No final, o desenho bordado aparece como se tivesse feito em linha reta, o que deixa o trabalho agradável aos olhos das pessoas.

6. Quando o desenho ficar pronto, caso queira, pode se fazer um contorno. O contorno é mais simples: Basta passar a linha reta de acordo com o desenho, formando o contorno. No final o bordado fica semelhante as fotos, basicamente.

7. De frente os pontos em “X”, simbolizando a Cruz do Ponto-cruz, e atrás sempre em linha reta, com o contorno seguindo o desenho tanto de frente quando do avesso.

Vídeo de Como Fazer Ponto Cruz