home Dicas COMO CULTIVAR MANGA

COMO CULTIVAR MANGA

Como Cultivar Manga
Como Cultivar Manga

COMO CULTIVAR MANGA – Manga um tipo de árvore frutífera, ótima para ser cultivada em pequenos espaços de terra. Por se tratar de uma árvore, geralmente de grande porte, a mesma necessita  de um cuidado para o cultivo. Podemos sim adaptar a mesma em algum tipo de espaço, mas infelizmente em muitos casos, a mesma não vindo a dar frutos, vale a pena tentar, em muitos casos, tem dado certo, dependo dos cuidados aplicados, se for um vaso grande, pode sim vir a dar certo.

ALGUNS ESPAÇO EM PARTICULAR

Para possuir uma mangueira em sua casa, alguns tópicos, deve ser observado, alguém que possuem um quintal grande, ou mesmo de médio porte, este tipo de árvore pode sim ser plantada e cultivada tranquilamente.

A manga, sendo considerada a rainha das frutas tropical. e em nosso país, sendo muito comum encontrarmos, este tipo de plantação em quase todos os fundos de quintal. Tendo em vista, se tratar de um tipo de árvore nativa e que se adapta a quase todo tipo de terreno, e ao nosso clima, e nosso clima sendo favorável a este tipo de plantação, geralmente gerando ótimos frutos. Abaixo vamos destacar algumas boas dicas para este tipo de cultivo.

Dicas de Como Cultivar Manga

Se você tiver em casa um vaso acima de 50 litros é possível plantar a árvore até nesse vaso. Ela se adapta muito bem se o solo estiver bem cuidado. Se o vaso possuir terra bem adubada e com ótima drenagem a mangueira dará bons frutos, durante boa parte do ano.

Porém, as mudas enxertadas são muitas mais fáceis de cuidar. Cuidando corretamente é possível conseguir bons frutos já no segundo ano de plantio.

publicidade

Por isso, essa é técnica mais indicada. Os frutos produzidos são idênticos às plantas mãe. Se optar por plantar através da semente não há nada que garanta que ela trará a mesma genética da planta que originou o fruto.

As mangas que você mais vê sendo comercializadas no mercado são bourbon, coração de boi, keit, haden, adam, extrema e outras consideradas mais rústicas, como carlota, espada, coquinho e rosinha.

Depois da descrição feita acima, o método mais indicada é por enxertia para que consiga garantir a genética da planta que já rende bons frutos. Só indicamos o plantio por semente caso deseje fazer algum melhoramento genético, do contrário jamais se saberá qual a qualidade dos frutos que serão gerados

A recomendação é apenas que a manga seja plantada em locais quentes por ser uma fruta tropical. Mesmo assim precisa de um bom sistema de irrigação. Como o Brasil está em faixa no mundo bem tropical, ela pode ser plantada em todos os lugares.

Todos os tipos de solo aceitam bem a mangueira. Menos os encharcados porque apodrece a raiz. Fique somente atento, pois em solo seco ou arenoso é preciso caprichar na irrigação.

O ideal é manter a poda sempre baixa com a copa aparada e sendo assim um espaço de 7 metros quadrado é o suficiente, com covas de 40 centímetros.

Cuidados

Adube a terra com carinho e com abundância. A cada 20 litros de esterco de curral curtido acrescente 250 gramas de super fosfato simples e de calcário na terra.

Desde o primeiro ano é necessário realizar a poda.

Fique atento a possíveis pragas que podem aparecer. Para isso é preciso um engenheiro agrônomo para controlar quimicamente a infestação.

Sacos de papel por evitar que pragas estraguem os frutos quando eles forem começar a amadurecer.

Vídeo sobre Como Cultivar Manga:

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *