home Dicas COMO FAZER CIMENTO – PASSO A PASSO

COMO FAZER CIMENTO – PASSO A PASSO

Como Fazer Cimento
Como Fazer Cimento

COMO FAZER CIMENTO – PASSO A PASSO – Conhecer o cimento e  para que serve, se faz muito importante, principalmente como nos utilizarmos do mesmo. Podemos nos utilizarmos este tipo de produto para elaborarmos algumas composições ligada a este produto. Podemos destacar a argamassa como um deles, entre outros.

PREPARAÇÃO DE MASSAS E OUTROS

Composição de água e areia, oferece um boa liga, muito utilizada na  construção civil. Exemplo: para a colocação de tijolos, acabamento de superfícies e quase tudo, ligado a construções reparos e .outros relacionados, o cimento estando totalmente presente.

SOBRE A SUA COMPOSIÇÃO E ALGUNS GANHOS

Podemos destacar as variedades, de estados que podemos encontrar o cimento, exemplo: cimento  de secagem rápida, cimento de resistência térmica, podemos destacar como um dos mais utilizado atualmente sendo o Portland. As argamassas de cimento são relativamente simples de produzir. No entanto, existe um conjunto de regras, que deve cumprir. Acompanhe abaixo, algumas boas dicas e o passo a passo para compor alguns deste produtos.

Dicas de Como Fazer Cimento

1. Se faz muito importante perceber, que o cimento seca de forma rápida e uma argamassa, pode ser utilizada num período máximo de duas horas, após a sua preparação.

2. Depois de preparada a mistura, não pode voltara a ser utilizada, por isso se recomenda a produção de grandes quantidades apenas em caso de necessidades imediatas. As quantidades de cimento e areia dependem da finalidade que pretendemos dar à argamassa.

3. Por exemplo, para revestimento de chão ou de paredes interiores, devemos usar uma parte e meia de areia e apenas uma parte de cimento. Para a aplicação de tijolos se usa uma parte de cimento para duas a três partes de areia.

4. Para começar fazendo sua argamassa de cimento, procure uma superfície plana e limpa de resíduos. Pode usar uma placa de madeira para evitar que os restos de cimento fiquem grudados no chão.

5. Coloque a areia e o cimento num monte e usando uma pá misture bem. O objetivo é começar misturando de baixo para cima até obter um aspeto de cor uniforme. Depois, faça um buraco bem no meio da mistura usando a pá.

6. Com a ajuda de um balde, despeje gradualmente a água no buraco e misture tudo. Se recomenda a adição de água em pequenas a médias quantidades e se a argamassa não ficar toda úmida, volte a fazer um buraco e adicione um poço mais de água.

7. A argamassa deve ficar com uma tonalidade uniforme e para testar se está pronta a ser aplicada, coloque um pouco na pá e ao virar confira se continua grudada e não cai.

8. Para maiores quantidades de argamassa de cimento, é aconselhável o uso de uma betoneira. Coloque cerca de 70 % da água necessária dentro do recipiente rotativo e depois misture o cimento e a areia.

9. Deixe a betoneira trabalhar durante algum tempo e se necessário adicione alguma água até a mistura ficar no ponto.

10. Quando a argamassa estiver pronta despeje a parte que pretende usar e deixe a restante continuar a rodar dentro do recipiente, mas evite deixar a argamassa secar durante muito tempo porque isso pode danificar a betoneira.

Tipos de Cimento 

CP I – Cimento Portland comum

CP I-S – Cimento Portland comum com adição

CP II-E– Cimento Portland composto com escória

CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana

CP II-F – Cimento Portland composto com fíler

CP III – Cimento Portland de alto-forno

CP IV – Cimento Portland Pozolânico

CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial

RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos

BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação

CPB – Cimento Portland Branco

Vídeo de Como Fazer Cimento