home Saúde CONJUNTIVITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

CONJUNTIVITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Resultado de imagem para ConjuntiviteCONJUNTIVITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – Um problema serio, que ocorre com milhares de pessoas diariamente, caso você não aplique os procedimentos corretos, podem vir a se agrava ainda mais o problema. O importante é irmos ao  medico logo na constatação neste tipo de aparição.

O médico ira nos passar as informações adequadas e como proceder, através dos caminhos corretos, com medicamentos corretos, para eliminar a conjuntivite. Se faz muito importante, sabermos que a conjuntivite, vindo a ocorrer através de inflamação da fina membrana que reveste o globo ocular.

Em alguns casos, a conjuntivite viral pode levar de 2 a 3 semanas para sarar, especialmente se aparecerem complicações, os colírios aplicados corretamente, bem como as bolsas de gelos podem ser aplicadas para aliviar a secura, bem como a inflamação causada pela conjuntivite. Os números, registrados comprovam, que o surto de conjuntivite vindo a crescer em todo o país,  cada vez mais, casos de conjuntivite, são registrados, seja no interior e também nas grandes cidades, onde vários fatores podem estar envolvido na aparição destes males. Vamos abaixo conhecer um pouco mais sobre esta doença, atualmente muito comum.

O que é Conjuntivite

A conjuntivite advém da inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

Causas da Conjuntivite

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar.

publicidade

A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

Sintomas de Conjuntivite

Olhos vermelhos e lacrimejantes

Pálpebras inchadas

Sensação de areia ou de ciscos nos olhos

Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana)

Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral)

Coceira

Fotofobia (dor ao olhar para a luz)

Visão borrada

Pálpebras grudadas quando a pessoa acorda.

Tratamento de Conjuntivite

O tratamento da conjuntivite é determinado pelo agente causador da doença. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana inclui a indicação de colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite . Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.

Medicamentos mais usados para o Tratamento 

Asmofen

Celestamine

Celerg

Celergin

Cilodex

Clordox

Fumarato de Cetotifeno (xarope)

Dexavison

Vídeo sobre a Conjutivite

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *