home Saúde PERICARDITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

PERICARDITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Pericardite-Causas-Sintomas-e-Tratamentos-1

PERICARDITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – É uma doença que muitos desconhecem, sua origem e como vindo a se instalar. Este tipo de doença, vindo a progredir através da inflamação do pericárdio.

Sendo a mesma uma película que envolve e mantém o coração em uma posição relativamente parada, dentro da cavidade torácica, independente da respiração e da posição em que o indivíduo esteja.

TRATAMENTOS, CUIDADOS E AVALIAÇÕES

Atende também como uma barreira de proteção contra infecções. A qualquer indicio neste tipo de problema, que vindo a se apresentar neste tipo de seguimento, a opinião de um especialista, para uma avaliação, se faz muito importante, tendo em vista a gravidade deste tipo de problema, um clinico, para uma inicial avaliação e posteriormente a avaliação completa de um cardiologista.

Pericardite – Causas, Sintomas e Tratamentos

O que é Pericardite?

A pericardite é uma inflamação do pericárdio, uma espécie de bolsa que envolve o coração. O pericárdio é composto por duas estruturas: o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso, constituído por duas lâminas (parietal e visceral).

Entre o pericárdio fibroso e o seroso e entre essas duas lâminas do pericárdio seroso há a formação de espaços virtuais preenchidos por finas camadas de líquido lubrificante. O pericárdio tem como função manter o coração em sua posição e impedir que ele se encha de sangue além de sua capacidade.

publicidade

Causas da Pericardite

Sua causa pode estar associada à infecções, sejam elas virais, bacterianas, por fungos, entre outras; a alguns tipos de câncer; à doenças reumatológicas, como lúpus e artrite; à doenças congênitas.

A insuficiência renal crônica em pacientes que fazem hemodiálise; a pós-infarto do miocárdico; a efeitos colaterais de medicamentos; à pós-cirurgia cardíaca, entre outros.

Sintomas da Pericardite

Os sintomas mais comuns da pericardite são a dor no tórax, que tende a aliviar quando o paciente se senta e inclina o corpo para frente, e piora quando ele se deita; a tosse; a falta de ar; e sintomas parecidos com os de gripe com febre também podem ocorrer.

Dor no peito aguda e contínua

Dificuldade para respirar, principalmente ao deitar e que geralmente melhora quando a pessoa senta e permanece com o tórax ereto

Ansiedade

Tosse seca

Fadiga

Febre.

Tratamento para Pericardite

O tratamento para pericardite geralmente é feito geralmente com medicamentos anti-inflamatórios de uso oral. Em casos leves o paciente pode ficar em casa, evitando esforços.

Caso haja outras complicações, pode ser indicada a internação. Em casos mais avançados e graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Vídeo sobre a Pericardite 

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *