home Entretenimento Tênis de Mesa – Regras e Fundamentos

Tênis de Mesa – Regras e Fundamentos

O tênis de mesa e o pingue-pongue são bem semelhantes em suas regras, sendo que o primeiro é visto como um esporte mais competitivo, e o segundo é para fins de lazer. A mesa é composta por 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura.

Ela é dividida em uma linha 3mm de largura, no sentido do comprimento e a rede se estende por 15,25cm. A bola utilizada para o jogo é feita do material celulóide ou plástico similar na cor branca ou laranja e fosca. O peso médio é de 2,7g e tem o diâmetro de 40mm.

publicidade

tenis-de-mesa

85% da raquete é constituída de madeira. O tamanho, forma e peso é variado, e o lado utilizado para bater na bola é coberto por borracha com pinos, que geralmente está presente nas cores preta ou vermelha.

publicidade

Tênis de Mesa – Regras e Fundamentos

A partida é constituída de sets de 11 pontos, mas também pode ser jogada em número de sets ímpares, como 9, 7, 5, 3 e etc. Para os casos em que ocorrerem o empate em 10, o vencedor será aquele que conseguir fazer 2 pontos consecutivos primeiro.

Há a troca de lados ao término do set, sendo que, aquele que atuava de um lado, deverá passar para o contrário na sessão seguinte. Durante a partida, quando houver “negra” (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3), os participantes devem alterar o lado até que consiga 05 pontos.

O saque deve ser feito de modo que a bola atinja primeiro, o campo do sacador e passe sobre a rede para que o recebedor a rebata. O procedimento correto para efetuar o saque é atrás da linha de fundo, ou em um campo ‘imaginário’ a ela.

Cada participante tem o direito máximo a dois saques, mudando sempre que a soma dos pontos seja dois, ou múltiplos do mesmo, ex: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12.

O lado e quem saca primeiro, deverá ser decidido através do sorteio, com fichas. Não pode haver nada entre o sacador e o recebedor a não ser a rede.

Quando o saque queimar a rede; o adversário não estiver preparado para fazer a recepção da bola (desde que não tenha tentado rebatê-la); houver um erro na ordem, recebimento ou lado; houver perturbação nas condições de jogo, a partida deverá ser interrompida.

Os pontos são contabilizados quando o participante: errar o saque; errar o rebate; quando tocar na bola por duas vezes consecutivas; a bola tocar o campo por duas vezes consecutivas; bater com o lado errado da raquete; houver movimentação na mesa de jogo; o participante ou a raquete bater ou tocar na rede ou em algum de seus suportes; a mão que não está segurando a raquete tocar a superfície da mesa ao efetuar a sequência.

Quanto as vestimentas, é recomendado camiseta, shots e tênis, para que se tenha uma mobilidade maior durante o jogo.

Algumas considerações para o jogo de duplas

A forma correta de sacar é do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor; o participante pode bater apenas uma vez na bola; a ordem deve ser estabelecida no início da partida e a sequência será natural; caso houver o empate 10-10, só é permitido 1 saque por vez; caso a bola tocar a rede durante o saque, e passar para o lado esquerdo do recebedor, após a linha central, quem perderá o ponto será o sacador.

Além de ser um jogo divertido, é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e envolve diversos músculos de seu corpo, uma ótima dica para aquelas pessoas sedentárias e buscam por uma opção de esporte. Agora que você já sabe ao menos as regras básicas do pingue-pongue, reúna-se com os seus amigos e comece a praticar!

Sobre preços de mesas

Podem variar bastante de acordo com o modelo, mas a média inicia nos R$150,00 para as mais simples, até mesmo R$600,00 ou mais para mesas mais sofisticadas. Faça uma pesquisa no Mercado Livre e adquira alguma que se encaixe nas suas possibilidades.

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *