home Saúde TORÇÃO DE TORNOZELO – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

TORÇÃO DE TORNOZELO – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

TORÇÃO DE TORNOZELO – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – A ocorrência de torções de tornozelo e possíveis fraturas, vindo a ocorrer com muita frequência. Principalmente entre as crianças, idosos e com as mulheres, em especial, as que se utilizam de salto alto com mais frequência.

VÁRIOS FATORES, LIGADOS A ESTE TIPO DE ACIDENTE

Podemos destacar através da nossa anatomia,  vários osso dos pés, que auxiliam na sustentação do peso do corpo, bem como na nossa mobilidade, em movimentos como a flexão, extensão, inversão e aversão. Um dos problemas da torção, esta na inversão, onde a planta do pé, se encontra lateralizada para a direita ou medianizado, para a esquerda.

O fato de ocorrerem as lesões, esta relacionado diretamente a estabilidade dos ligamentos e da localização dos ossos lateral do pé. Infelizmente esta, sendo uma ocorrência involuntária, que em muitos casos, não temos como evitar. Qualquer tipo de ocorrido desta natureza, temos que levar ao conhecimento de um médico, para uma avaliação mais precisa. Outros sendo tratamentos paliativos. Abaixo vamos destacar mais algumas boas dicas.

Torção de Tornozelo – Causas, Sintomas e Tratamento

O que é Entorse de Tornozelo 

A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns no mundo esportivo e ocorre, normalmente, de forma traumática e devido à inversão excessiva (quando o pé vira para fora bruscamente) do pé durante a realização de atividades cotidianas, como andar, correr ou saltar. Na maioria dos casos não causa grandes danos às articulações, mas pode gerar fortes incômodos e sensibilidade no pé durante o contato com o solo.

Causas da Torção de Tornozelo

Quando a articulação é submetida a um movimento brusco há risco de ocorrer um entorse benigno ou grave.

É o que ocorre com os atletas (jogadores de futebol, tênis,etc.) que efetuam movimentos bruscos e violentos com frequência.

A caminhada e/ou um movimento em falso podem também provocar um entorse.

Grupos de risco

Os grupos de risco são principalmente:

Os atletas, esportistas

A fadiga em geral (que enfraquece e pode favorecer um entorse)

Sintomas da Torção de Tornozelo

Geralmente, quanto mais forte for a dor, mais forte e importante sendo a lesão.

Existem 3 tipos diferentes de entorses, classificadas pela dor:

Entorse ligeira ou tensão: O ligamento é esticado ou levemente rasgado. A dor é leve ou inexistente, mas pode aumentar com o movimento. Em geral, a área afetada não está particularmente inflamada.

Entorse moderada: algumas fibras do ligamento são rasgadas, mas não completamente. A área afetada, como a articulação, fica dolorida e às vezes inchada. O movimento é difícil. Um hematoma pode estar presente.

Entorse grave: Um ou mais ligamentos são completamente rasgados. A área afetada, muitas vezes uma junta, é muito dolorida, muito inchada com uma cor diferente do resto do conjunto, indicativo de um hematoma. Você não pode mover a articulação.

Os movimentos na articulação são anormalmente amplos, isso é porque os ligamentos que sustentam a articulação estão severamente danificados e não consegue mais segurar o bom movimento articular. Nota-se tipicamente a presença de um hematoma 24 horas após o início da entorse.

Nota: a entorse grave é fácil de ser confundida com uma fratura.

Tratamentos da Torção de Tornozelo

O tratamento dos entorses benigno geralmente consiste em:

Na aplicação de compressas de gelo, que devem ser feitas o mais rápido possível (mais informações em “aplicação de gelo em caso de entorse”)

Compressão: colocar uma bandagem, um esparadrapo (strapping, feito pelo médico), um gesso ou uma atadura durante 2 a 3 semanas, isso ajuda a impedir o inchaço. É o médico que irá decidir qual a melhor solução para imobilizar bem a articulação e ajudar na reconstrução dos ligamentos.

O uso de anti-dor e antiinflamatórios como o ibuprofeno ou o diclofenac em uso externo (creme, gel,…) ou interno (comprimidos).

Repouso, você pode, por exemplo, utilizar a a ajuda de uma bengala ou muleta para caminhar, se o entorse ocorrer no tornozelo ou joelho. O objetivo é estabilizar a articulação, enquanto o paciente aguarda uma consulta no médico.