AUMENTAR A IMUNIDADE DO ORGANISMO – Com as mudanças bruscas de temperatura, a exposição a poluição, estresse que nos acompanha em nosso dia dia, e nossa saúde diante destes quadros, vindo a pedir socorro e muitas vezes, trazendo problemas como: rinite, sinusite, gripes e resfriado, indisposição, febre e muitos outros. Todos estes problemas poderiam ser evitado se a imunidade do corpo estiver em dia.
SISTEMA IMUNOLÓGICO BOMBARDEADO
O nosso sistema imunológico, sendo uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substância, que vindo a proteger, naturalmente o nosso corpo de doenças e infecções e outros. Nosso corpo está constantemente, sob ameaça e ataques de milhões de micro-organismos. Incluindo as, bactérias, vírus fungos e outros que vindo a agravar mais nos nossos problemas, em relação a nossa saúde.
DEFESAS PARA O NOSSO ORGANISMO
Felizmente o nosso corpo, acaba sempre criando os seus mecanismos de defesa, anti corpos, para se salvaguardar. Mas, nem sempre o mesmo consegue, o pronto restabelecimento, necessitando de uma força externa. Um acompanhamento médico, ira fazer sim, toda a diferença, mas também podemos contar com algumas boas dicas, para evitarmos este quadro se instale. Confira abaixo algumas boas dicas.
Dicas para Aumentar a Imunidade do Organismo
1 – Alimente-se bem e de forma equilibrada – Para bom funcionamento e fortalecimentos do organismo é necessário comer bem e com qualidade. Mantenha uma dieta balanceada que englobe todos os nutrientes, priorizando a ingestão média de 5 porções de frutas, legumes e verduras por dia.
2 – Dê valor ao consumo de vitaminas, minerais e Ômega 3 – Especialmente o zinco, que é um mineral fundamental no fortalecimento do sistema imunológico e pode ser encontrado nas carnes vermelhas, ostras, cogumelos e grãos.
3 – Consuma também bastante cálcio – Um mineral também importante e que pode ser encontrado no leite e nos vegetais de folhas verde escura. O consumo de vitamina C, A, e E também é muito importante para um organismo forte.
4 – Durma bem – Você deve dormir de 7 a 8 horas por noite, pelo menos. Uma boa noite de sono confere relaxamento ao corpo e por consequência aumenta a imunidade.
5 – Beba muita água – Tente consumir pelo menos 2 litros de água por dia, a água além de contribuir para a renovação celular ajuda a manter as vias aéreas lubrificadas e com isso evita que infecções acometam a região.
6 – Mantenha bons hábitos de higiene – Manter-se limpo evita que o corpo seja afetado por muitas doenças e infecções. A escovação completa, incluindo a escovação da linguá; lavar sempre as mãos antes das refeições e banhos regulares protegem e muito o organismo.
7 – Evite o uso desnecessário de medicamentos – Alguns medicamentos, como os corticosteroides, são imunossupressores e reduzem a produção de células do sistema imune e também de anticorpos.
8 – O uso de antibióticos sem necessidade também é prejudicial por pode aumentar a resistência de bactérias.
Alimentos que mantém a Imunidade Alta
1. Frutas cítricas
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
2. Vegetais verdes escuros
Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.
3. Alimentos ricos em zinco
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico
4. Oleaginosas
Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade
5. Tomate
Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.
6. Alimentos fonte de ômega-3
O ômega 3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
7. Fontes de antioxidantes
A castanha-do-Pará e cogumelos (como o champinhom) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo
8. Gengibre
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
9. Pimenta
A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.