home Saúde SINUSITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

SINUSITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Resultado de imagem para Sinusite – TratamentoSINUSITE – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – Sinusite uma doença inflamatória ou infecciosa, que acomete as cavidades existentes, ao redor do nariz., muito importante identificar as suas causas, para que possamos procurar um tratamento mais adequado.

Para que tenhamos a cura, já que muitas  pessoas acham que sinusite não tem cura, logo após a identificação, os tratamentos forem seguidos, sem duvidas muitos casos, irão responder ao tratamento e aliviar o paciente da sinusite. A identificação consistem em rinossinusite, que são os narizes entupidos, secreção espessa e tosses, uns dos sintomas mais comuns.

O QUANTO ANTES, DETECTARMOS O PROBLEMA, MAIOR A CHANCE DE CURA, MAIS RÁPIDA

Todas pessoas, que tem sinusite, sentem “peso na face”, corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro, oriunda do nariz, ou da boca e obstrução nasal, com eventuais espirros. A doença sendo adquirida por vários motivos, dois deles sendo: uma infecção viral, ou até mesmo por poluentes, que fazem a mucosa da região nasal, aumentar de volume e obstrui a comunicação das cavidades, com as fossas nasais, acarretando o início da colonização, por germes e fungos, ali presentes.

Na constatação de qualquer destes sintomas, se faz muito importante uma avaliação médica, o quanto antes iniciarmos o tratamento melhor, as chances de cura, tendo em vista se tratar de uma doença muito complicada e um tratamento sendo longo.

Sintomas de Sinusite

Os principais sintomas da sinusite são o surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, acompanhada de sensação de peso ou pressão no rosto. No entanto, outros sintomas que também podem aparecer incluem:

Dor de cabeça, que pode se espalhar para os olhos e nariz;

Dor de garganta;

Dificuldade para respirar pelo nariz;

Perda do olfato e gosto;

Mau hálito;

Tosse que piora à noite.

Além disso, também pode surgir febre acima de 38ºC e tonturas, especialmente nos casos de sinusite bacteriana, sendo que nestes casos também é comum que as secreções nasais passem de amarelo para uma coloração esverdeada.

Como Diagnosticar a Sinusite

O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas com a observação dos sintomas e palpação dos seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região. Porém, o médico também pode pedir outros exames como:

Endoscopia nasal: é introduzido um pequeno tubinho pelo nariz para observar o interior dos seios nasais, podendo identificar se existem outras causas, como pólipos nasais que possam estar provocando sinusite;

Tomografia computadorizada: avaliam a presença de uma inflamação profunda que pode não ser identificada com a endoscopia nasal e também permitem observar a anatomia dos seios nasais;

Colheita de secreções nasais: o médico recolhe uma pequena amostra das secreções nasais para enviar para o laboratório e avaliar a presença de micro-organismos como bactérias ou vírus;

Teste de alergia: os testes de alergia servem para identificar uma causa alérgica, quando o médico não consegue encontrar vírus ou bactérias no exame de colheita de secreções, por exemplo.

 Remédios para Tratar a Sinusite

O tratamento para sinusite geralmente é feito com o uso de remédios como:

Spays nasais: ajudam a aliviar a sensação de nariz entupido;

Remédios antigripais: ajudam a aliviar a sensação de pressão no rosto e a dor de cabeça, por exemplo;

Antibióticos orais: são usados apenas em casos de sinusite bacteriana para eliminar as bactérias.

Vídeo sobre a Sinusite