COMO PINTAR COM SPRAY – PASSO A PASSO – Spray, um material utilizado em pintura, em pequenas peças e também aplicados em pequenos reparos, muitas vezes facilitando os trabalho, seja para aplicar em móveis, portas, janelas e outros, soluções rápida, limpa simples e de fácil manusear, também utilizados para aplicar em murais artísticos e outros.
PRATICIDADE NAS PEQUENAS TAREFAS
Atualmente, este tipo de produto, vindo a ser totalmente controlado, devido os riscos, que os mesmos vindo a nos oferecer, por se tratar de um produto totalmente inflamável. Mas de muita utilidade, vendido apenas só a pessoas de maior idade. Muito cuidado ao manusear este produto, mantenha longe das crianças e muito bem guardado. Muito cuidado também com o seu descarte. Algumas boas dicas de como se utilizar deste tipo de produto, confira mais abaixo.
Materiais Necessários
Estilete
Máscara protetora
Tinta spray
Fita adesiva
Folhas de jornal velho
Óculos de pintor
Papelão
Tesoura
Como Escolher a Tinta
Tanto a tinta aerosol quanto a multiuso são boas escolhas para pintura, principalmente se antes for aplicado um produto de fundo. O que deve ser levado em consideração é a consistência da tinta e a cor em relação à decoração do ambiente.
Existem variações, como a tinta metálica ou fosca, que ajudam a ressaltar as outras cores, assim como diferentes calibragens na lata, que permitem aplicações mais ou menos espessas. Essa espessura é conhecida como padrão de aplicação.
Tintas mais caras exigem menos demãos. Faça uma boa pesquisa de custo x benefício e escolha a que se encaixar melhor às suas necessidades.
Como Preparar o Ambiente
Primeiro, utilize uma lixa para nivelar a superfície onde será aplicado o spray. Depois, limpe bem a parede, removendo manchas e poeiras.
Aplique um produto de fundo, como prime ou tinta látex, para garantir que não haverá interferências do desgaste da pintura anterior. Consulte no rótulo o tempo necessário para secagem antes de aplicar a primeira demão.
Teste a tinta spray em uma superfície descartável para evitar surpresas com a regulagem da pressão da lata ou cores indesejáveis.
Utilize acessórios de segurança, como máscaras e óculos, para não inalar o pó que se solta na reação química. Para que ele não suje o chão, cubra – o com jornal e isole os móveis e objetos com panos velhos. Se necessário, coloque fita adesiva em cantos e frestas.
Como Fazer a Aplicação
Fique a aproximadamente 30 cm de distância da parede para conseguir um acabamento satisfatório.
Aplique camadas finas de tinta. A primeira deve ser ainda mais leve do que a segunda para garantir uma pintura uniforme.
Utilize o movimento de vai e vem, de cima para baixo ou da esquerda para direita. Ele também vai ajudar na uniformidade da aplicação.
Para estilizar sua parede com estêncil, imprima um desenho da internet ou faça o seu e recorte a imagem sobre um pedaço de papelão, com cerca de 20 cm a mais de cada lado, para evitar que a tinta suje a parede.
Comece pelo lado de fora do molde, passando por cima e terminando do outro lado. No intervalo das aplicações, agite o tubo do spray para manter fresca a mistura da tinta. Aguarde no mínimo duas horas antes de aplicar a segunda camada.
Ao finalizar a pintura, guarde o tubo de cabeça para baixo e pressione a válvula até sair somente gás. Dessa maneira, é possível evitar o entupimento do frasco e utilizá-lo novamente.
Agora que você já sabe como pintar com spray, invista na sua criatividade e explore todas as possibilidades que a forma de estêncil pode oferecer. Assine já nossa newsletter e fique por dentro das últimas tendências em decoração e reforma.