home Casa e Decoração COLETAR ÁGUA DA CHUVA – DICAS

COLETAR ÁGUA DA CHUVA – DICAS

Como Coletar Água da Chuva
Como Coletar Água da Chuva

COLETAR ÁGUA DA CHUVA – DICAS – Captação de água da chuva. Vamos destacar algumas boas dicas, de como fazer este tipo de captação. Por ser algo  que a mãe natureza nos disponibiliza, em grande abundância , muitas vezes a água da chuva pode, sim ser reutilizada de diversas formas.

ÁGUA DA CHUVA CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO

Antes de coletar a água da chuva, se faz muito importante sabermos, que sendo possível tratá-la e reutilizá-la, até mesmo para beber, e também para utilizar para outras finalidades como limpeza, e outros que venha a contribuir para uma enorme economia. Pratica esta, que vindo a ganhar milhões de adeptos.

Atualmente milhares de pessoas vindo a se utilizar da água da chuva, e com certeza muito em breve será milhões. Em especial para você que ainda não aderiu a esta prática, não perca tempo e dinheiro, a mãe natureza nos oferece esta possibilidade, basta apenas alguns recipientes e algumas dicas, para que nós nos se aperfeiçoamos nestas simples técnicas de captação. Acompanhe abaixo algumas boas dicas, de como armazenar e reutilizar água da chuva, para várias finalidades.

Dicas de Como Coletar Água da Chuva

1. Para coletar água da chuva, qualquer superfície que consiga a escoar serve, como telhados, lajes e pátios que foram construídos para isso. É preferível que a água de coleta não seja caminho de pessoas, automóveis ou animais.

2. Após escolher qual área será utilizada para captação, é preciso observar todos os arredores da área. É necessário observar se muitas aves pousam ou rodeiam o local, se outros bichos, como ratos e gatos, passam pelo local, se há árvores e se elas soltam muitas folhas ou frutos e se a qualidade do ar é boa.

3. Para isso, basta perceber se o local fica próximo de rodovias ou fábricas. Após a água ser armazenada, será fácil perceber se ela escorrerá com poeira preta.

4. Após escolher o local e observar todos esses fatores, chega a hora de instalar calhas e condutores. Assim que instalar, é importante notar durante uma chuva forte a quantidade de tempo ou de água necessárias para escorrer pelas calhas e lavar o telhado, retirando toda a sua sujeira.

5. A instalação de uma mini cisterna em casa é uma das melhores opções para coleta e aproveitamento da água da chuva.

6. Essa água pode ser utilizada para irrigar plantas, para o vaso sanitário e para lavar pisos ou carros. A mini cisterna pode ser construída com tambor (bombona) ou até mesmo com uma caixa d’água.

7. A água da chuva pode ser coletada até mesmo em varandas de apartamentos. E a coleta pode ser feita desde com um guarda-chuva de cabeça para baixo, até um barril para chuva colocado em uma área que não seja coberta.

8. É preferível optar por barris pequenos e esvaziá-los com frequência do que barris grandes que ocupam muito espaço e tiram a estética do local. Se desejar beber a água, utilize um purificador.

9. A água da chuva é mais fresca e limpa do que a água da torneira, mas pode vir com substâncias poluentes e tóxicas, por isso é importante purificá-la antes de beber.

Dica Importante

Além da crise hídrica, uma outra ameaça muito grande no Brasil é o Aedes aegypti, o famoso mosquito da dengue, que também transmite a Chikungunya e a Zika.

A fêmea deposita seus ovos em locais de água parada, então, certifique-se de que seu tambor de armazenamento está bem fechado para não dar chance à proliferação do mosquito.

Vídeo sobre Coletar Água da Chuva