home Saúde GORDURAS BOAS E RUINS – DICAS

GORDURAS BOAS E RUINS – DICAS

Alimentação segura

GORDURAS BOAS E RUINS – DICAS – Este com certeza é um dos assuntos mais delicado, envolvendo a nossa saúde. Independente de dieta,  muito importante deixar bem claro, que alguns tipos de gordura sendo sim, totalmente nociva a nossa saúde.

Através de longos anos de estudos, pesquisadores chegam a conclusão científica, definindo os tipos de gorduras nocivas a nossa saúde, e algumas não tão nociva a nossa saúde.

Infelizmente a grande maioria da nossa população, ainda não se deu conta. deste enorme e graissímo problema, no consumo das chamadas, gorduras ruim ao nosso organismo, mas felizmente, já podemos fazer uma escolha, consumi-la ou não.

E praticamente, a grande maioria dos alimentos industrializados já traz em seu rótulos o tipo de gordura, quantidade, tipo e desta forma, facilitando e muito a nossa o nosso conhecimento ao menos para que possamos fazer a escolha correta.

Muito, tendo a acontecer neste seguimento de alimentos industrializados, principalmente com a redução das gorduras, e também o excesso de sal, e outros produtos relacionados a este tipo de armazenamento que muito mal traz a nossa saúde. Mas vamos ficarmos atentos as gorduras ruim para a nossa saúde.

Gorduras Boas e Ruins

A gordura boa

A gordura insaturada está ligada à boa saúde do coração, vindo a ocorrer, pelo fato de reduzirem os triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o colesterol bom.

Deste modo, ela auxilia na redução de placas nos vasos sanguíneos e menos placas resultam, é claro, na diminuição de ocorrências de hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral.

Elas também são ótimas aliadas na manutenção celular, no desenvolvimento cerebral, e na resistência ao aquecimento quando falamos de células.

Elas também são divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

As poli-insaturadas são bastante ricas em ômegas 3 e 6, o que auxilia diretamente na proteção ao coração e também na redução de risco de doenças inflamatórias e de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

A gordura ruim

As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas.

Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares.

Além disso, também podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, aquela em que o organismo não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

As gorduras trans são, na verdade, óleos vegetais que passam por um processo de hidrogenação para transformar esses óleos líquidos em gorduras sólidas.

Esse processo foi criado para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar o tempo de conservação de alguns produtos.

Há cerca de 30 anos, quando criadas as gorduras trans, acreditava-se que elas eram mais saudáveis, mas esse mito já caiu por terra.

Quais os principais alimentos com gordura boa

As gorduras boas estão presentes em alimentos como peixes como arenque, salmão, cavala, atum e sardinhas.

Também estão presentes em alimentos de origem vegetal e plantas, sendo encontradas como líquidos na temperatura ambiente.

Você encontra gorduras boas em alimentos como azeite extravirgem, nozes, avelã, abacate, açaí, ovos, queijo branco, chocolate escuro, óleo de coco, semente de chia.

Quais os principais alimentos com gordura ruim

As gorduras saturadas ou trans, que são as gorduras ruins, estão presentes em alimentos de origem animal como aves, carne vermelha, e produtos lácteos.

Elas também são conhecidas como gorduras sólidas, pois os alimentos em que estão presentes, quando em temperatura ambiente, tem forma sólida.

Alguns desses alimentos são óleos hidrogenados, manteigas, creme de leite, iogurte e azeite de dendê, bacon, produtos panificados, biscoitos recheados e muitos outros alimentos que muita gente consome sem se preocupar com a quantidade e periodicidade.

Vídeo sobre Gordura