ÁCIDO RETINOICO – DICAS E CUIDADOS – Um dos melhores ativos, para retardar ou reverter, os sinais de envelhecimento da pele. Se tornou conhecido nas clínicas de estética por suas excelentes propriedades. Suaviza as rugas, estimula a produção de colágeno, melhora a textura e aumenta da firmeza da pele. Atendendo também um clarear e prevenir manchas escurecidas, controla a oleosidade, prevenindo também as acne. e outras impurezas que a pele vindo a reter no dia dia.
USO CONTINUO DE QUALQUER PRODUTO, PODE TRAZER ALGUM TIPO DE PROBLEMA, PARA A SUA PELE
Suspender temporariamente, o uso de ácido retinoico e outras aplicações, se faz muito importante, dependendo do seu estilo de vida. Veja em que situações, você deve adotar essa medida, e como proceder em cada uma delas. Alguns produtos aplicados em nossa pele, sem um descaso, em muitos casos, podendo até mesmo, vir a nos trazer algum tipo de problema. Tendo em vista que a nossa pele merece sim. um descanso. Em relação a estes produtos, que na sua maioria, traz na sua composição, algum produto químico. Converse com seu Dermatologista, o mesmo ira lhes orientar melhor.
Indicações do Ácido Retinoico
O ácido retinoico é indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele.
A radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo.
Como usar o Ácido Retinoico
O ácido retinoico é usado principalmente em cremes, e sua dosagem depende da indicação do dermatologista, dependendo da extensão do problema.
O mais indicado é aplicar uma vez por dia, durante a noite, após a lavagem do rosto. Deve-se usar a quantidade de creme correspondente a uma ervilha para cada parte do rosto: testa e parte superior do rosto, queixo e cada uma das bochechas. Após 20 minutos da aplicação, o ideal é hidratar a pele.
Em algumas situações a pele pode ficar irritada, com descamação, vermelhidão, coceira ou ardência, até porque algumas pessoas são incapazes de tolerar aplicações mais frequentes do que duas ou três vezes por semana.
Caso isso ocorra, o ideal é interromper o tratamento por dois dias, aplicar hidratante e reiniciar o tratamento com pequenas quantidades de creme em dias alternados.
Se, pelo contrário, você não apresenta ou irritação, o ideal é ir aumentando aos poucos a quantidade, conforme a tolerância da sua pele.
Cuidados ao Usar o Ácido Retinoico
O ácido retinoico torna a pele mais sensível, portanto após seu uso, o ideal é não expor a pele ao sol sem a proteção adequada, ou isso pode causar forte irritação na pele com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas.
Contraindicações
Qualquer produto com ácido retinoico não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol.