CATAPORA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – A varicela, ou melhor, catapora, assim como sendo mais conhecida, popularmente. Uma doença, ou virose contagiosa, muito comum na infância. Causada pelo vírus da varicela, o período de incubação,que pode ser de alguns dias, ou até mesmo de 3 semanas.
Sendo o paciente, considerado como ‘contagioso’ enquanto persistir a lesão cutânea, ou seja, poderá transmitir para outra pessoas, através de muita aproximação ou ter contato com o paciente, se fazendo obrigado algum tipo de resguardo e também alguns cuidados, em relação ao paciente.
Estamos deixando algumas dicas, sobre as causas, sintomas e outros, que vindo a contribuir para a aparição deste tipo de enfermidade. Podemos destacar que a muitos anos, este tipo de ocorrido vem sendo controlada. Mas alguns casos esporádicos, vindo a reaparecer e requer alguns cuidados. Vamos abaixo conhecer um pouco mais e alguns cuidados.
Catapora – Causas, Sintomas e Tratamento
O que é Catapora?
Catapora é uma das doenças mais comuns da infância. Causada por vírus, ela pode ser altamente contagiosa para aqueles que nunca foram acometidos por ela antes ou para aqueles que não receberam a vacina.
Causas da Catapora
A catapora é causada pelo vírus varicela – zóster, um integrante da família do herpes – vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos.
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou por meio de tosse ou espirro. Mesmo aqueles que estão infectados e não apresentam os sintomas da doença podem transmiti-la.
Prevenção da Catapora
A catapora é uma doença transmitida pelo ar e é altamente contagiosa antes mesmo de aparecerem as erupções, o que torna sua prevenção difícil. No entanto, a vacina tetra viral e a vacina contra varicela fazem parte da rotina de imunização.
As crianças recebem duas doses da tradicional vacina contra catapora. A primeira dose é dada aos 12 meses de idade. A segunda dose deve recebida dos 15 aos 24 meses de idade
Pessoas acima de 13 anos que não foram vacinadas e não contraíram catapora devem tomar as duas doses da vacina, respeitando um intervalo de quatro a oito semanas.
Praticamente ninguém que toma a vacina chega a apresentar catapora grave ou moderada. Do pequeno número de crianças que contraíram catapora após receberem a vacina, apenas uma criança apresentou um caso moderado.
Sintomas da Catapora
A infecção por catapora geralmente dura de cinco a 10 dias. Os primeiros sintomas da doença surgem, geralmente, um a dois dias antes das erupções características da catapora. Eles permanecem por cerca de quatro a cinco dias antes de desaparecerem completamente. Confira os principais sintomas da doença:
Febre
Surgimento de bolhas avermelhadas na pele, espalhadas por todo o corpo (o número de erupções varia de 250 a 500)
Coceira
Mal-estar
Perda de apetite
Dor de cabeça
Dor de barriga.
Tratamento para Catapora
O tratamento é basicamente a aliviar os sintomas, ou seja, não há muito que ser feito nesses casos, evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro e não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.
A vacina contra a catapora é recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia, sendo assim, procure um posto de saúde mais próximo de você e se informe melhor sobre a vacinação.