HPV – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – HPV Trata – se de um vírus, que atinge um enorme percentual de mulheres. Apesar de afetar também os homens. Uma doença sexualmente transmissível. Que vindo a afetar, as área genitais, seja masculinas e femininas. E trazendo como característica principal, a formação de verrugas na pele e nas regiões oral, genital, anal.
A QUALQUER TIPO DE APARIÇÃO, COM ESTAS CARACTERÍSTICAS, UMA AVALIAÇÃO MÉDICAS, SE FAZ MUITO IMPORTANTE
O vírus, pode ficar incubado no corpo por muitos anos. Sem se manifestar. Mas pode entrar em ação em algumas situações. Portanto sempre, se faz muito importante passar no medico, onde o mesmo, geralmente solicita estes tipo de exame, para prevenir esta doença, que atinge principalmente o publico feminino. A constatação da mesma ocorre através de exame de sangue. Abaixo vamos destacar mais algumas informações relacionadas a doença e alguns tópicos da mesma.
HPV – Sintomas e Tratamento e Prevenção
O que é HPV
HPV – Trata – se de um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.
O nome HPV representa a sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.
Causas do HPV
O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível, até porque 98% das transmissões ocorrem através do contato sexual.
Mas diferente das outras DSTs, não é preciso haver troca de fluídos para que a transmissão ocorra: só o contato do pênis com a vagina, por exemplo, já ocasiona a transmissão do vírus.
Sintomas do HPV
Muitas pessoas portadoras não chegam a ter nenhum sintoma, nesse caso, o HPV só será detectado através de exames (Papanicolaou). Mas, em alguns casos, o vírus pode provocar o aparecimento de verrugas na pele e nas mucosas.
Prevenção do HPV
Vacina
Uso de preservativo
Cuidados higiênicos
Visitar regularmente o ginecologista
Ter parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros
Tratamento do HPV
Criocirurgia: congela e destrói o tecido anormal
Laser: corta ou destrói o tecido com lesões
CAF: remove e cauteriza a lesão
ATA: aplicação de ácido nas lesões