home Saúde MAMOGRAFIA – MITOS E VERDADES

MAMOGRAFIA – MITOS E VERDADES

Mamografia-mitos-e-verdades-1
Mamografia Mitos e Verdades

MAMOGRAFIA – MITOS E VERDADES – Podemos destacar este, como um dos exame mais importante para todas as mulheres. A Mamografia, sendo um exame aplicado, como objetivo de averiguar a saúde das mamas, em especial  para prevenção do câncer de mama. Onde deve ser feito a cada dois anos, após aos 30 anos, hoje até mesmo antecipado.

Você mulher, tem a opção de fazer, através do Sistema Único de Saúde (SUS), quando realizada, é possível diagnosticar, problemas precoces e tratá-los, sem oferecer riscos à sua saúde. Mas infelizmente o atendimento através do ( SUS ), estando muito precário, onde acaba sendo muito demorado, muitas vezes as mulheres tendo que buscar outros recursos para fazer seus exames, na rede particular.

publicidade

Mas se por ventura, na sua família haver algum histórico deste tipo de problema, este exame deve sim ser antecipado e passar, a ter um acompanhamento especial. Converse com o seu médico a respeito, destes acontecimentos, Fuja de algumas regras e antecipe os seus exames. A sua saúde estando em primeiro lugar. Esta, estando entre as doenças, que mais mata em todo o mundo.

Felizmente, este tipo de problema, diagnosticado precocemente, o mesmo já conta com uma cura de 100%. Não deixe de fazer seus exames. Esta sendo a única maneira, de acabarmos com este tipo de problema, que mais mata em todo o mundo. Confira abaixo mais algumas boas dicas e informações, sobre a doença e tratamentos. Nosso respeito e solidariedade, a todas as mulheres, que esteja, atravessando este grave problema. Tenha fé em “Deus”.

O que é Mamografia

Um exame feito pelo mamógrafo, usando um aparelho de Raios-X, onde o paciente é posicionado e posteriormente, radiografado, o que ira resultar em imagens de alta qualidade, que servirá de base para o estudo dos tecidos da mama. Assim, sendo possível ver em detalhes e saber se há, ou não algum nódulo ou cisto.

Como é feita a Mamografia

A mamografia costuma ser simples, embora não seja muito confortável. A paciente fica em pé, e as mamas são inteiramente posicionadas comprimidas em duas placas planas – elas ficam entre as duas placas.

A duração média é de 10 a 15 minutos.

Quem deve fazer o exame

Recomenda-se fazer a primeira mamografia aos 35 anos de idade, e após os 40, a realização do exame deve ocorrer anualmente. Porém, no caso de mulheres que possuem alto risco de câncer de mama, ou seja, que têm um ou mais parentes de primeiro grau com diagnóstico da doença, é necessário realizar o exame antes desse período.

publicidade

Mamografia Mitos e Verdades

Todas mulheres devem começar a realizar a mamografia na mesma idade

Mito – Isto é muito variável, pois cada pessoa tem um caso específico. Segundo os especialistas, quem não tem nenhum caso de câncer de mama na família, pode iniciar os exames anuais a partir dos 40 anos. Já, quem tem casos na família, é indicado que se inicie o processo anual pelo menos 10 anos antes de chegar na idade em que as familiares foram diagnosticadas, por exemplo, se sua mãe teve o diagnóstico com 45, aos 35 você já deve estar realizando a primeira mamografia.

As próteses de silicone podem atrapalhar na eficácia do exame

Verdade – Existem dois tipos de posicionamento de próteses mamárias, as que ficam sobre o músculo e aquelas que ficam abaixo dele. As próteses que estão localizadas sob a musculatura da mama não interferem em nada, mas aquelas que cobrem o músculo, digamos assim, podem complicar o processo. Nestes casos, é realizada a Manobra de Eklund, uma técnica que ajuda a melhorar a visibilidade das possíveis lesões.

A mamografia digital é o melhor meio de identificar as lesões

Mito – Através do exame manual das mamas é possível, sim, detectar alterações na textura das mamas. A vantagem da técnica digitalizada é que podemos manusear as imagens no computador, avaliando profundamente as possíveis lesões.

A mamografia não serve somente para identificar o câncer de mamas

Verdade – Como sendo um exame de imagem, a mamografia permite visualizar qualquer tipo de alteração na estrutura do tecido mamário, tais como cistos, nódulos e calcificações, além do próprio câncer.

Preço da  Mamografia

A mamografia é disponibilizada pelo SUS e por alguns planos de saúde. Em clínicas particulares, o preço médio varia entre 50 a 120 reais – o valor pode mudar de acordo com a cidade ou região do país.

O Sistema Único de Saúde (SUS) assegura a disponibilidade do exame de mamografia gratuitamente para mulheres de todas as idades no Brasil. Porém, mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos têm prioridade para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), baseado em estudos que afirmam maior ocorrência da doença e maior eficiência do exame.

Vídeo sobre a Mamografia

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *