MANCHAS NO ROSTO DE GRAVIDEZ – COMO TIRAR – Muito comum elas aparecerem na gestação, e geralmente acabam sempre causando um grande mau estar para as mulheres. Felizmente, existem algumas práticas para que este quadro não se instale na sua pele. Temos como evitar, ou ao menos amenizar este tipo de aparição, esta manchas, geralmente ocorre com mulheres que fazem uso de anticoncepcional, mas geralmente, vindo a se manifestar na primeira gravidez, um dos vilão na aparição deste tipo de mancha sendo o sol, geralmente na gestação a uma elevação na taxa hormonal, que também acabam contribuindo para aparição de algumas manchas.
Os protetores solares, vindo a auxiliar e muito para que este tipo de manchas não apareça, fazendo aplicações diária ao menos 3 vezes ao dia pela manha, no meio do dia, e também durante a noite, independente de estar no sol. Muito importante salientar, que os raios solares se fazem presente mesmo nos lugares fechado, e os protetor solar acabam auxiliando e muito, principalmente para quem traz a pré disposição para aparição de manchas. E na gravidez, elas são muito comum e esta sendo uma ótima dica, para evitarmos e também amenizar este tipo de aparição. Mas se o problema persistir a opinião de um dermatologista se faz muito importante. Durante a gestação, procure sempre evitar a auto medicação.
As manchas de gravidez saem
O melasma tende a se tornar mais evidente, sempre que a mulher fica exposta ao sol e por isso dependo das suas atividades diárias e dos cuidados que tem com a pele, as manchas podem ficar mais claras ou escuras. Quando a mulher apresenta manchas que não diferem muito do seu tom de pele, elas podem desaparecer naturalmente depois que o bebê nascer, desde que ela use protetor solar e evite ao máximo ficar no sol.
Mas quando as manchas são mais evidentes, porque diferem muito do tom de pele da mulher, estas podem ser mais difíceis de tirar, sendo necessário seguir um tratamento, que pode incluir limpeza de pele, uso de creme clareador, ou uso de laser ou luz intensa pulsada, por exemplo.
Como tratar o Melasma
Durante a gravidez a mulher deve usar filtro solar FPS no mínimo 15 e pode usar também um creme hidratante com vitamina C, por exemplo. Após o nascimento do bebê, podem ser usados outros tratamentos como:
Cremes clareadores indicados pelo dermatologista que devem ser usados com regularidade, geralmente à noite e que contêm ácido retinoico ou hidroquinona;
Peeling com ácidos que causam uma descamação leve na pele, ajudando a remover as células mortas e o pigmento em 3 a 5 sessões com intervalos de 2 a 4 semanas;
Laser ou luz intensa pulsada que tem uma ação mais profunda na remoção do pigmento, em geralmente 10 sessões, podendo a pele ficar avermelhada e inchada após uma sessão. O laser é indicado para manchas que resistiram aos cremes ou aos peelings ou para a mulher que quer resultados mais rápidos.
Durante o tratamento deve-se usar óculos de sol, chapéu e protetor solar e evitando estar ao sol entre as 10h e as 16h.