RONCO – CAUSAS E SINTOMAS – Estudos em várias partes no mundo, na busca de sanar este tipo de problema, que vindo a afetar uma grande parcela da população em todo o mundo. Mas infelizmente, ainda não conseguiram um tratamento, que traga uma eficácia 100%.
RONCO JÁ TEM CURA
Existe sim, alguns tratamentos, que vindo a amenizar o problemas. Mas infelizmente, nada de tão satisfatório. Avanços, vem acontecendo, neste seguimento, mas muito ainda tendo, que se fazer, para este tipo de problema especifico. E que geralmente, estando diretamente ligado a algum tipo de problema de saúde. Se você vindo a apresentar ronco excessivo, procure auxilio médico.
QUEM RONCA, NECESSITA DE UM ACOMPANHAMENTO MÉDICO
O que realmente se tem conhecimento de fato, que existe sim, algumas cirurgias, ou mesmo alguns tipos de tratamentos, com medicamentos eficazes em muitos casos, acompanhamentos, que vindo a amenizar, este grave problema. Mas de concreto mesmo, ainda nada estando comprovado, que resolva definitivamente, este tipo de problema. Mas já se destaca. que vários fatores, vindo a contribuir, para aparição e até mesmo o aumento do volume do ronco. Na constatação do problema, converse com seu médico.
COMO ACONTECE O RONCO
O ronco vindo a ocorrer, quando o ar não consegue passar livremente através das vias aérea, nariz e garganta, durante o sono (por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores), isso faz com que os tecidos ao redor vibrem, causando o famoso som do ronco. Geralmente, pessoas que roncam, também tem muito tecido nasal, na garganta e/ou as passagens de ar são mais estreitas, tornando o ronco mais propenso. Em adição a isso, a posição da língua também pode ficar no caminho que atrapalha uma respiração mais suave.
Para acabar com o ronco, primeiro você precisa identificar como e porque está roncando. A boa notícia é que não importa a causa, existem soluções para aliviar o ronco.
CAUSAS DO RONCO
Excesso de peso ou estar fora de forma:
Gordura e baixo tônus muscular pode contribuir para o ronco. Mesmo que você não tenha um sobrepeso alto, um pouco de excesso de peso em volta do pescoço e garganta pode causar o ronco. Exercícios e perda de peso pode ser tudo que você precisa para acabar com o ronco.
Idade:
Aqui não temos para onde correr… A partir da meia idade em diante, sua garganta se torna mais estreita e o tom muscular na garganta também diminui. Novas rotinas antes de dormir e exercícios de garganta podem ajudar a prevenir o ronco.
Sua genética:
Homens, no geral tem as passagens de ar mais estreitas que mulheres e são mais propensos a roncar. Garganta estreita, hipertrofia de adenóides e outros atributos físicos que contribuem para o ronco são muitas vezes hereditários. Mesmo que você não tenha controle sobre a forma como você feito ou seu sexo, você pode controlar o ronco com mudanças no estilo de vida antes de dormir e exercícios para a garganta.
Problemas nasais:
O bloqueio de vias respiratórias ou um nariz entupido torna a inalação de ar difícil, isso cria um vácuo na garganta que leva ao ronco.
Álcool, cigarro e medicamentos:
A ingestão de álcool, o cigarro e certos medicamentos tranquilizantes como lorazepam e diazepam podem aumentar o relaxamento muscular causando ou aumentando o ronco.
Postura:
Dormir de costas faz com que os tecidos da garganta relaxem mais e isso contribui para o bloqueio das vias respiratórias. Mudar sua posição de dormir pode ajudar.
Privação de sono:
Não dormir bem a noite para descansar seu corpo(devido a estresse e ansiedade por exemplo), pode levar a um maior relaxamento da garganta.
SINTOMAS DO RONCO
O ronco é geralmente associado a outro distúrbio do sono conhecido como apneia obstrutiva do sono. Nem todos que roncam tem apneia do sono, porém se o ronco vir acompanhado por algum dos sintomas a seguir, o ideal é consultar um médico:
Ronco muito alto e pesado
Excesso de fadiga durante o dia
Dificuldade para se concentrar
Dor de cabeça matinal
Garganta seca
Sono agitado
Sono não reparador
Se engastar e/ou ter asfixia durante a noite
Alta pressão arterial
Dores no peito a noite
COMO PARA DE RONCAR
Hoje em dia existem muitos dispositivos anti ronco no mercado, mas a realidade é que eles funcionam em casos específicos e para tipos de roncos não muito graves. Porém, antes de usar produtos anti ronco oferecidos pelo mercado e até mesmo oferecidos aqui na Loja do Dorminhoco, você deve considerar que existem técnicas e tratamentos comprovados que podem eliminar o ronco no qual você mesmo pode fazer.
Perder peso:
Se você estiver com sobrepeso, perder alguns kilos pode reduzir o tecido adiposo na parte de trás da garganta e diminuir ou até mesmo parar completamente o ronco.
Exercícios físicos:
Além de auxiliar na perda de peso, exercitar todo seu corpo ajuda a tonificar os músculos da garganta que pode levar a menos ronco. Há também exercícios específicos que você pode fazer para fortalecer os músculos da garganta (vamos mostrar alguns aqui também).
Pare de fumar:
Fumar irrita as membranas do seu nariz e garganta que acabam bloqueando as vias aéreas e causando o ronco.
Evite álcool e remédios sedativos para dormir:
Ambos relaxam os músculos da sua garganta e interferem na respiração. Fale com seu médico sobre quaisquer medicamentos do tipo que você está tomando, assim como alguns podem incentivar um sono mais profundo, também podem tornar o ronco pior.
Crie um padrão regular de sono:
Criar uma espécie de ritual junto com a pessoa que dorme pode ajudá-lo a dormir melhor e muitos vezes minimizar o ronco.