home Saúde CÂNCER DE GARGANTA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

CÂNCER DE GARGANTA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Resultado de imagem para Câncer de GargantaCÂNCER DE GARGANTA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – Não só o câncer de garganta, mas todos os tipos de câncer, o quanto antes diagnosticado, mais chances temos de cura 100%, e este de garganta vem se tornando muito comum, geralmente originário de algum tipo de, uso excessivo de álcool ou fumo,ou mesmo de ordem hereditária. Também muito comum entre os fumantes, uma diagnostico precoce, nos oferece uma grande possibilidade de cura.

Para detectar este tipo de problema com muita facilidade, e o mais importante, é que este tratamento pode ser feito em casa e sem muito sofrimento. Lógico se detectado e indicado um tratamento precoce, mas infelizmente a grande maioria das pessoas, quando procuram um médico para algum tipo de diagnóstico, é porque o problema já vem se agravando, por um bom tempo, ai a chances de cura se torna mais complicada.

publicidade

O que é Câncer de laringe

A laringe é a parte da garganta que contém as cordas vocais e participa da fala, mas tem outras importantes funções como a respiração e a proteção dos pulmões da aspiração de alimentos na deglutição.

A laringe pode ser acometida por um dos cânceres mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas.

Sintomas de Câncer de laringe

O primeiro sintoma é o indicativo da localização da lesão. Assim, odinofagia (dor de garganta) sugere tumor supraglótico e rouquidão indica tumor glótico e falta de ar é mais frequente em tumores subglóticos (abaixo das cordas vocais). Estes sintomas permanecem por mais de 15 dias e tendem a piorar.

publicidade

Tratamento de Câncer de laringe

De acordo com a localização e estágio do câncer, ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia. Para pacientes com tumores em estádio inicial existem possibilidades de tratamento curativo com cirurgias conservadoras, as chamadas laringectomias parciais que podem ser realizadas por incisão no pescoço ou por via endoscópica usando-se equipamento a laser. Estas cirurgias preservam a voz. Como alternativa o paciente pode ser submetido a radioterapia

Por outro lado, para pacientes com tumores avançados, em alguns casos, com o intuito de preservar a voz, a radioterapia pode ser selecionada primeiro, deixando a cirurgia para o resgate quando a radioterapia não for suficiente para controlar o tumor. Com este tratamento, cerca de 2/3 dos pacientes elegíveis podem ter sua laringe preservada.

Prevenção

Para prevenir o aparecimento do câncer de laringe a principal recomendação é não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso. Também ter uma dieta rica em verduras e frutas (particularmente as cítricas) podem ter efeito significativo.

Vídeo sobre Câncer de Garganta

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *