home Dicas COMO ALIMENTAR SEU GATO – DICAS

COMO ALIMENTAR SEU GATO – DICAS

download (1)
Como Alimentar seu Gato

COMO ALIMENTAR SEU GATO CORRETAMENTE – DICAS – Ao adquirirmos uma animalzinho de estimação, temos que nos cercarmos de todos os cuidados, em especial com os mesmos. Onde vários fatores estando envolvidos na sua criação e evolução. Seja gato, cachorro, pássaro, e muitos outros, que poderíamos enumerar. Mas, vamos nos ater aos felinos caseiros, os nossos gatinhos. Podemos destacar, em primeiro lugar uma alimentação correta aos mesmos.

FORMAS DE ALIMENTAR OS SEUS GATOS CORRETAMENTE

Todos os animais, trazendo lá as suas particularidades neste quesitos, e com os gatos não seria diferente. A evolução do mesmo, estando diretamente ligada ao tipo de alimentação, bem como, a maneira, que as mesmas sendo servidas e também o seu comportamento alimentar. Todos este itens tendo sim, que serem criteriosamente observados.

A forma de se alimentar, estando diretamente ligado ao seu crescimento e sua saúde em geral isso mesmo, um comportamento gradativo. E abaixo vamos destacar as melhores maneira de como alimentar os seus gatinhos, respeitando a idade dos mesmos, bem como outros detalhes, diretamente ligados aos mesmos.

Dicas de Como Alimentar o seu Gato

1. Quantas vezes por dia deve comer um gato uma refeição mais completa

Gatos com 1 a 6 meses de vida devem comer 4 vezes por dia; gatos com idades entre os 6 e os 9 meses devem comer 3 vezes por dia; a partir de 1 ano de vida, os gatos podem comer apenas 1 ou 2 vezes por dia.

2. Para além das refeições principais, devo deixar comida para o meu gato ir petiscando

Sim. Nós gostamos de ir fazendo petiscos, por isso deve deixar comida seca disponível para que o seu gato vá comendo quando lhe apetecer. Deixe sempre alguma comida disponível seca, mas nunca em grande quantidade.

3. A alimentação deve ser feita de acordo com a idade

A alimentação do seu gato deve ser sempre feita de acordo com a idade. Nas embalagens de comida de gato vem sempre a idade à qual se adequa o alimento. De acordo com cada idade, o seu gato tem necessidades diferentes, e à medida que a idade passa, existe a tendência para desenvolver problemas que podem ser evitados com uma alimentação adequada. Antes de comprar a ração ou alimentação em lata para o seu bichano, leia atentamente o rótulo.

4. Devo dar comida da minha comida ao meu gato

 Não. Um gato não deve fazer a mesma alimentação que um humano, porque não necessita da quantidade de sal e de tempero que são colocados durante a preparação da comida humana. Este tipo de alimentação pode danificar a saúde do seu gatinho, por isso opte sempre por comida específica.

5. Posso preparar a comida do meu gatinho em casa

Sim, pode. Uma boa opção é carne de vaca picada. Outra boa opção é cozer frango ou peixe sempre sem temperos e sem sal, juntar arroz, alguns legumes bem picados e servir ao seu gatinho. Pode sempre transformar tudo em papa, se o seu gatinho preferir.

6. Que tipo de marcas de comida de gato devo escolher

Se possível, opte sempre por ração e/ou comida enlatada de gama premium, pois, uma alimentação para gatos sem qualidade não oferece os nutrientes suficientes podendo dar origem a doenças e a subnutrição.

7. E guloseimas

Algumas guloseimas especialmente criadas para gatos, são uma perdição. No entanto, embora gostemos muito, devem ser dadas muito raramente, para não habituar o seu felino a sabores que outro tipo de alimento não vai conseguir acompanhar, podendo tornar o seu gato com pouca apetência para comer.

8. O que não deve o meu gato comer

O peixe cru, os laticínios, os doces, a carne de porco, os enchidos, fiambre, presunto e queijo curado são alguns dos alimentos principais que um gato não deve comer.

9. E que quantidade de água devo dar ao meu gato

A água é fundamental, especialmente porque a ingestão de secos provoca muita sede, mas não só – é essencial que o seu gato se mantenha hidratado! O recipiente da água deve sempre estar cheio, e de preferência deve ser mudado com água fresca 2 vezes ao dia.

10. Posso dar ossos ao meu gato

Não. Os ossos, especialmente os de galinha ou de coelho são muito perigosos porque podem ficar presos ou espetar lascas na garganta do seu felino, levando-o à asfixia.

11. E se meu gato deixar de comer

Nós somos um pouco esquisitos com a comida, e quando deixamos de comer pode ser simplesmente porque enjoamos de alguma marca ou tipo de comida. Porém, se seu gato deixar de comer, e não comer outro tipo de comida, então leve-o urgentemente ao veterinário, pois pode ser um sinal de doença.

Vídeo de Como Alimentar seu Gato