home Dicas COMO FAZER A COMPOSTAGEM – DICAS

COMO FAZER A COMPOSTAGEM – DICAS

Como Fazer a Compostagem
Como Fazer a Compostagem

COMO FAZER A COMPOSTAGEM – DICAS – A compostagem, sendo um processo biológico e totalmente natural, mais conhecido popularmente como adubo. Envolvendo os micro-organismos que vindo a se transformar em  matéria orgânica.

UM PROCESSO BEM SIMPLES DE FAZER

Onde podemos destacar, vários produtos ligados para esta finalidade, como por exemplo: estrume  restos de comida, cascas de frutas e outros orgânicos, que acabamos descartando, que vindo a compor este processo, nos oferecendo uma ótima fertilidade, para o solo em geral, nos oferecendo ótimas possibilidades.

publicidade

Este tipo de processo, vem sendo muito utilizado, nas pequenas hortas caseiras e também aplicadas em jardins, plantas e muitos outros. E para um aproveitamento melhor, para aplicarmos este tipo de processo, necessitamos de alguns recipientes específicos, para esta finalidade. Vamos abaixo destacar algumas boas dicas, na maneira deste tipo de preparo, bem como o passo a passo.

Dicas de Como Fazer uma boa Compostagem

1. O primeiro passo para iniciarmos o preparo, para uma boa compostagem, é arranjar um composto. Pode construir o seu ou arranjar uma caixa, com as dimensões indicadas.

publicidade

2. Devemos garantir que o fundo, permite uma boa drenagem. Para isso, coloque uma primeira camada de palha ou de ramos. A seguir, coloque uma camada com restos de comida, estrume. e outros que venha a nos trazer bons resultados.

3. Corte os pedaços de comida para que se degradem mais rápido. Misture com alguns pedaços de jardim para evitar cheiros e moscas, por exemplo.

4. Deixe assim durante algumas semanas, revirando regularmente, e o seu composto estará pronto a aplicar no solo, para plantar as suas sementes. Boa sorte!

5. Existem algumas dicas que são muito importantes para o uso correto e eficaz do composto. A primera tem a ver com a escolha do local onde vai fazer a compostagem. No verão deve faze-la à sombra e no inverno ao sol.

6. Por fim, o composto deve estar sempre úmido durante o processo, por isso regue-o se for necessário. A umidade indicada para o processo deve variar entre os 40 e os 60 graus, mais ou menos.

Informação

A compostagem traz várias vantagens ao agricultor. A maior de todas é que funciona como adubo, melhorando a fertilidade do solo.

Além disso, ajuda a reter a água no solo, elimina certos organismos que podem causar doenças às sementes e às plantas, reduz o recurso a pesticidas e outros produtos tóxicos, além de estar a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e com menos poluição.

Vídeo de Como Fazer a Compostagem

publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *