home Saúde PÍLULA DO DIA SEGUINTE – MITOS E VERDADES

PÍLULA DO DIA SEGUINTE – MITOS E VERDADES

Mitos da Pílula do Dia Seguinte

PÍLULA DO DIA SEGUINTE – MITOS E VERDADES – Os anticoncepcionais a cada dia mais, vindo a se destacar em modernidade. Através do avanço farmacêutico beneficiando a todos. Em especial, para .os casais, que ainda não estando totalmente seguros em relação a uma gravidez. Onde muitas vezes a parceira, vindo a se esquecer de tomar o anticoncepcional.

TOMANDO O MEDICAMENTO NO DIA SEGUINTE

Hoje o mercado, já vindo a oferecer a pílula do dia seguinte. Logicamente, que não podemos esquecer das seguranças em relação as doenças sexuais transmissível. Onde a melhor e mais segura maneira de evita – las, ainda sendo os preservativos. Mas podemos destacar, esta opção da pílula do dia seguinte, para os casais, que já agrega uma confiança mútua. E também em casos esporádicos. Uma maneira super segura para evitar a gravidez indesejada.

CUIDADOS TAMBÉM, COM AS DOENÇAS SEXUAL TRANSMISSÍVEL

O mercado também ao longo dos anos, vindo a destacar outros métodos anticonceptivo, faça uma boa pesquisa, converse com o seu médico. E procure sempre as melhores opções. Vale lembrar que todos os anticoncepcionais, trazem as suas contra indicações, nas suas composições. Todo cuidado, se faz muito importante. Procure nunca se medicar, sem uma prescrição médicas. Converse sempre com o seu parceiro. Esta sem duvida, sendo a melhor maneira de se prevenir com segurança, preservando a sua saúde. Confira abaixo algumas boas dicas de como se utilizar deste tipo de medicamento e outros tópicos.

Lista de Mitos e Verdades da Pílula do Dia Seguinte

1 – Há um momento correto para utilizar a pílula de contracepção emergencial.

VERDADE. Apesar de poder utilizá-la nos primeiros cinco dias, recomenda-se o uso em até 72 horas após o ato sexual. Porém, quanto antes a pílula for tomada, maior a chance de sucesso. Estudos relatam, que nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula gira em torno de 90%.

2 – A pílula do dia seguinte é abortiva.

MITO. Ela age antes da ocorrência da gravidez, portanto não aborta. Se a fecundação ainda não aconteceu, o medicamento vai dificultar o encontro do espermatozoide com o óvulo ou postergar a ovulação, caso esta ainda não tenha ocorrido. Se ocorrer gestação, sua tomada não causará danos para o embrião.

3 – O medicamento causa efeitos colaterais.

VERDADE. O uso da pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais. Alterações no ciclo menstrual, diarreia, vômito, náuseas, dores de cabeça e no corpo, além de aumento de retenção de líquido.

4 – É necessário receita médica para adquiri-la.

MITO. Nos postos de saúde, assim como nas farmácias, a receita não sendo exigida.

5 – O uso da pílula do dia seguinte tem contraindicações.

VERDADE. Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática, problemas hematológicos e vasculares, hipertensão ou obesidade mórbida devem evitar o medicamento.
Se uso anticoncepcional regularmente, preciso da pílula do dia seguinte.

MITO. Quem faz o uso correto da pílula tradicional, tomando-a da forma como foi prescrita pelo ginecologista, está protegida da gravidez.

6 – A pílula do dia seguinte não substitui o uso de métodos contraceptivos convencionais.

VERDADE. Trata-se de um método de emergência, quando não há outro método. Deve-se ressaltar, dentre os métodos contraceptivos, a recomendação de sempre usar preservativos (camisinha), por exemplo, pois também previne homens e mulheres de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Informação e Preço

As pílulas do dia seguinte podem ser solicitadas em postinhos de saúde de bairro gratuitamente, basta fazer a solicitação na sede. Só não se esqueça da necessidade de tomar em até 72 horas após a relação sexual desprotegida. A maioria dos medicamentos vindo a custar mais ou menos na faixa de R$ 20,00 a R$ 25,00.

Vídeo sobre a Pílula do Dia Seguinte